Entrevista com a autora Paula Ottoni

   Olá pessoas do mundo inteiro! A postagem de hoje é bem especial. Uma entrevista exclusiva com a autora Paula Ottoni, que escreveu As Letras do Amor (resenha aqui ♥), publicado pela editora Novo Conceito. Então vamos lá para conhecermos um pouquinho mais sobre o livro e sobre ela também:

De onde surgiu a inspiração para o livro As Letras do Amor?
   Essa é uma pergunta que desde que escrevi o livro eu me preparava para responder. Na época eu fugiria dela a todo custo haha mas hoje não há problema em falar. A questão é que “As Letras do Amor” é um livro muito pessoal para mim, pois os conflitos de Bianca são inspirados nos meus próprios. Eu tive a ideia para o livro quando conheci o meu namorado. Na época, eu namorava outra pessoa. Digo até que o livro foi meio “profético” haha pois acabamos morando os três juntos, e então meus conflitos ficaram bem parecidos com os da Bianca (ou vice-versa)!
Eu terminei de escrever o livro antes da minha própria história ter um desfecho, então “As Letras do Amor” não é a minha história. No entanto, posso dizer que esse foi um livro em que me envolvi de forma muito intensa, por poder descrever sentimentos que eu mesma senti. Inclusive a parte de morar em um país diferente, ter dificuldades com a língua, com arrumar empregos, fazer amigos, etc.

Em que pontos você se identifica com a personalidade da Bianca?
   Assim como a Bianca, eu passei por uma fase de muitas dúvidas sobre mim mesma e o meu futuro. Também sou bem analítica, como ela, e racional, embora insegura às vezes. Bianca tem um pouco de medo de arriscar, e eu me identifico com isso, de certa forma. Por outro lado, ela é corajosa o suficiente para abandonar seu país e se aventurar no incerto, o que também acho que se aplica a mim. Ela também é bem certinha e pensa nas consequências de suas ações, o que na maior parte das vezes a impede de agir impulsivamente, e esse é outro ponto em que combinamos.

A personagem Bianca passa por um momento bem difícil quando se dá conta do que sente pelo Enzo. Os dois foram bem pé no chão e não se deixaram levar pelos sentimentos sabendo das consequências que isso poderia gerar. Em um momento assim, como quando eles estão em Veneza, você acha que seria mais controlada ou se deixaria levar pelos impulsos?
   Agora posso dizer que passei por várias situações de “provação” como essa haha e sim, fui controlada, assim como meu “Enzo” da vida real... ;) Dando spoilers da minha história (não do livro), nós aguentamos seis meses secretamente apaixonados um pelo outro, e então oito meses à distância, mas quando o amor é verdadeiro vale muito a pena esperar. O reencontro é incrível. 

Agora aquela perguntinha bem clichê, qual é a sensação de ver seus livros publicados?
   Maravilhosa! Meio que não cai a ficha até você ter o livro em mãos (e mesmo depois!). Cada parte do processo é emocionante... O contrato, então ver a diagramação pronta, a capa... E quando o livro está impresso nas lojas, dá vontade de dar pulinhos de alegria na frente de todo mundo toda vez que você esbarra com ele em algum lugar haha (e você nem se importa se as pessoas ficam olhando enquanto você tira foto com ele na prateleira da livraria). Afinal, aquele livro físico é o resultado da sua paixão e do seu esforço. Um trabalho que você faz não apenas com dedicação ao ofício, mas porque ama e acredita nele. E quando as pessoas podem ver isso, e tê-lo em mãos e ler, é indescritível.

Você também já publicou dois livros independentes. Qual você acha que é a maior dificuldade para um autor nacional que esteja começando?
   Acho que o próprio “começar” é o mais difícil! Tanto começar a escrever o primeiro livro quanto se aventurar a publicar o primeiro livro. Seja independente ou por editora, o autor nacional sempre sofre no começo. A ansiedade presente em cada fase, desde a espera de resposta de uma editora até a espera para o livro ganhar data de publicação, para a espera de ficar pronto na gráfica, a espera do que os leitores vão dizer... Muita espera! E sendo independente ou tendo editora, por maior que seja, sempre é um desafio conseguir galgar os primeiros degraus. Ter um livro nas livrarias não significa que as pessoas vão comprar e reconhecer o seu nome. Você ainda é um (semi) desconhecido! Essa luta por conseguir leitores e um renome no mercado literário é algo que leva muito tempo, trabalho e, com frequência, um bocado de sorte! Talento é fundamental, é claro, mas é uma série de variáveis.
   Portanto, o que resta é continuar escrevendo e trabalhando e continuar acreditando que tudo é uma questão de tempo. Às vezes a gente quer conquistar tudo de imediato, ainda tão cedo na vida, e eu tenho que dizer a mim mesma pra ir com calma, porque, sim, a gente quer que tudo dê certo agora! A gente quer o sucesso pra ontem, mas não é bem assim. Tudo leva tempo e nada é fácil. Aquele autor que você vê se destacando agora e pensa que ele chegou outro dia, bem, você não sabe o quanto ele já lutou, com que idade começou a escrever e todo o caminho tortuoso que ele passou para atingir o sucesso. Então nunca é bom se comparar com ninguém. Mas fico muito feliz de ver que as editoras estão se abrindo mais para os nossos autores e que tem muita gente boa aí sendo publicada e reconhecida, e os autores independentes também tem tido grandes conquistas. É muito bom ver esse novo cenário!

Eu simplesmente amei a playlist escolhida para o livro. Qual daquelas músicas é a sua favorita?
   Ai, difícil dizer, adoro todas! Acho que essa questão de música favorita varia muito para mim. Eu diria que tenho uma música favorita por certos períodos, às vezes por uma semana, por um mês, uma que nunca deixa de ser favorita, e várias favoritas ao mesmo tempo haha. Amo a banda OneRepublic e também sou fã de Coldplay e Maroon 5. Mas se é para dar menção honrosa a uma música, eu diria “When We Collide” do Matt Cardle. Eu a conheci por acaso e me apaixonei. É o tipo de música poderosa que faz você sonhar.

Você tem algum(a) autor(a) que te serve de inspiração? Qual seu livro favorito?
   Puxa, acho que todos os autores que eu leio me inspiram! Quero ser tão boa quanto J.K. Rowling um dia, e tão divertida quanto Meg Cabot. E já que é pra mencionar um livro favorito, digo “A Culpa é das Estrelas”. Pode soar meio clichê, por ser o livro favorito de muita gente, mas eu simplesmente adoraria escrever algo tão tocante como esse livro, da maneira gostosa que o John Green faz, usando seus diálogos perfeitos. Seria bom se a vida real tivesse diálogos assim, né? haha

"Obrigada pela oportunidade de falar aqui em seu blog, Carla! Fico muito feliz que tenha gostado do livro, e agradeço também a todos os leitores que leram essa entrevista. Se quiserem saber mais sobre meus outros trabalhos, o meu site oficial é www.paulaottoni.com.br. Grande beijo!"


   Eu amei fazer a entrevista, gente. A autora foi muito fofa e eu me surpreendi muito em saber que tinha um fundinho de fatos reais no livro baseado na história dela. As Letras do Amor é um ótimo livro. Saibam mais sobre ele na resenha que foi feita aqui no blog: www.livrossemcapa.blogspot.com/asletrasdoamor
Beijos e até mais!



23 comentários:

  1. Olá, Carla

    Que bacana a entrevista. Eu estou com o livro aqui pra ler. E caramba, interessante saber que ela passou por situações parecidas com as da personagem.
    Eu dei uma folheada no livro quando ele chegou e vi algumas músicas. Ela fez boas escolhas.
    Adorei a entrevista, ela me pareceu muito simpática.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu Já tinha ouvido falar do livro dela e fiquei curiosa em conferir. E claro, adorei poder ler a entrevista e nao tenho duvida de que ela é muito fofa. Adorei que tem um pouquinho de fatos reais em seu livro <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Que simpática!!!
    Adorei ela ter falado que mesmo com dificuldades, quem quer publicar um livro precisa continuar escrevendo, independente de como o seu sonho se realizará.
    Desejo todo o sucesso do mundo para ela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Essa Paula é uma fofura sem fim, não é? <3 Adorei!

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Adoro posts de entrevistas ♥
    Estou louca para ler o Livro da Paula, pelo simples fato da personagem assim como eu Chamar Bianca e ter 19 anos.
    Só pela entrevista deu para perceber o quanto ela é simpática. Legal saber que ela passou por situações bem parecidas como as da personagem ♥
    Sucesso a autora ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla,
    A Paula é uma fofa e extremamente simpática.
    A conheci na Bienal de 2014 e foi uma pessoa que quis ter como amiga, sabe? Eu já suspeitava que sua história seria parecida com a de Bianca e gostei de saber que o livro foi até profético.
    Tenho certeza que a Paula será como a J.K.
    Muito sucesso, Paula, você é uma querida.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a e também que tem um fundinho de verdade na história!
    Quero muito ler a obra pelo fato de ter um personagem com um nome que gosto muito (Enzo) e por ser ambientado em um local que quero muito poder conhecer um dia.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Apesar de não ter gostado do livro da autora, acredito que ela tenha muito potencial. Lendo sua entrevista, tenho certeza disso. Muito divertida e me pareceu espontânea. E realmente, a seleção que ela fez de músicas para o livvro, fica dificil de escolher só uma haha


    beijos =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Eu não conhecia ainda a autora mas já pela sua entrevista pude notar que ela é muito simpática e a achei meiga em suas respostas. Achei bacana também a autora ter se inspirado em momento que estava vivendo para escrever seu livro.
    Parabéns pela entrevista...
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro entrevistas, mas não curti o plot desse livro. Detesto triângulos amorosos, aí já viu, né? Mas mesmo assim, amo conhecer novos autores, é sempre bom ver que a nosso literatura está crescendo cada dia mais.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia a autora e acho que mesmo nenhum trabalho dela... Mas adorei faze-lo por uma entrevista tua e quero muito ler! :)

    E claro que os autores pegam inspiração de vários senão mesmo todos os outros que leem! :) J K Rowling e regra geral inspiração! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Nossa, eu adorei essa entrevista! Eu li recentemente o livro dela, e adoei a anarrativa, Bem leve e envolvente. Espero que ela tenha muito sucesso.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Nossa, como fala, hein? hahahaha Faço piada, mas isso é super importante quando um autor é entrevistado, ainda mais porque os fãs gostam de saber mais sobre as inspirações. Achei super legal ela se inspirar nos próprios conflitos pra escrever, eu faço a mesma coisa e é como se fosse um ponto de fuga.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Estou bastante ansiosa para ler esse livro e acho que vou gostar. Adorei a entrevista e a autora me pareceu simpática. Já pude conferir as músicas do livro dela e também amei a playlist. Essa que ela citou é mesmo muito linda!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu li uma resenha sobre o livro da autora hoje mesmo e apesar de não ser o tipo de leitura que me deixa animada, gostei de conhecer mais sobre a autora. Achei bacana ver que a história do livro tem algumas semelhanças com a vida da autora. Enfim, parabens oela entrevista.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Gostei de como a autora escolheu a playlist do livro, apesar de ainda não ter lido já tinha visto algumas resenhas do mesmo. A inspiração da autora em alguns dos autores mundiais mais conhecidos, deixa seu livro com uma tal entrosamento entre bastante incomum.

    ResponderExcluir
  17. Oiiii,

    Nossa eu não fazia ideia que este livro tinha um fundinho real, eu não li ele e ainda estou meio receosa, porém li A Destinada e hoje é um dos meus livros preferidos <3 Então tenho grandes expectativas, pois sei como a escrita dela é envolvente.
    Parabéns pela entrevista, é sempre bom saber um pouquinho mais sobre a mente por trás da obra.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei a entrevista com a autora , ela parece ser um amor,queria muito ler esse livro a um tempo atrás, mas dei uma desanimada pois achei um pouco clichê demais para mim.realmente seria uma honra ser tão divertida quanto a meg cabot haha

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Que entrevista legal!
    Adoro ler e conhecer um pouquinho mais sobre as autoras nacionais!
    Amei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Todo mundo tem falado super bem desse livro dela e claro eu estou curiosa para conhece-lo. Ja estou com o meu exemplar aqui e depois dessa entrevista fiquei ainda mais animada.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha visto qualquer entrevista com a autora, que eu gostei muito.
    Embora no momento eu não vá ler "As letras do amor", a entrevista foi muito boa mesmo.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Achei bem interessante essa entrevista! Você fez ótimas perguntas à autora e foi muito bom saber que o livro foi inicialmente baseado em fatos vividos por ela e o mais legal foi ele ter sido meio que profético sobre isso final do triângulo amoroso! Mas verdade seja dita, na época de sua escrita e até mesmo na de sua publicação deve ter sido muito estranho para a autora!
    Deve mesmo ser muito boa a sensação de ter um livro escrito por você publicado! A sensação de chegar numa livraria e ter uma parte de você numa das estantes deve ser maravilhosa!
    Desejo todo o sucesso à autora e parabéns pela entrevista!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    A autora é muito fofa e simpática. Amei saber mais dela e como está sendo a sua vida no meu literário. Lerei o livro dela em breve e já estou ansiosa para conhecer os personagens.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir